cuidados_casa

Vire sempre o colchão

Uma coisa bem simples, mas que ninguém se lembra de fazer, é virar o lado do colchão na cama. Ao fazer isso, você evita que ele se deforme, por ser sempre usado de um lado só. Essa atitude também te ajuda a prevenir a tão indesejada dor nas costas.

Ao manter essa rotina e se organizar num período certo para rotacionar o colchão, geralmente uma vez por mês, você ainda aumenta a sua vida útil.

Lave os cobertores quando o inverno acabar

O inverno pede muitos cobertores e edredons quentinhos, não é mesmo? Macios e cheirosos eles nos protegem durante as épocas mais frias do ano, mas sujam assim como qualquer roupa de cama e também precisam ser lavados.

Então, assim que o período de inverno terminar, antes de guardar seus cobertores e edredons, lave-os. Isso faz com que você evite o cheiro ruim e também os fungos. Lembre-se também de guardá-los em embalagens adequadas, geralmente a vácuo, para que seja possível poupar espaço.

Higienize sempre estofados e tapetes

A mesma dica dos cobertores pode valer para outras coisas em nossa casa, como os tapetes, carpetes e estofados. É muito importante a sua higienização periódica, já que esses objetos acumulam muita poeira e microrganismos bastante nocivos. Portanto, lave ou mande lavar os tapetes e também faça a limpeza correta dos seus estofados.

Limpe o interior da geladeira

Uma coisa que poucas pessoas se atentam para limpar com frequência é o interior da geladeira. Esse eletrodoméstico acumula sujeira assim como qualquer coisa na cozinha e precisa ser limpado para evitar problemas como o mau cheiro.

Você pode limpar com detergente neutro e uma esponja macia — para não agredir a geladeira. Como se trata de um local que armazena alimentos, esse cuidado é ideal até mesmo para a saúde.

Tenha plantas em casa

Outros agentes também podem contaminar a sua casa, como é o caso da fumaça ou do pó. Pessoas que fumam ou que têm lareira em casa, geralmente, têm esse problema que faz muito mal à saúde: mofo, fungos, poeira, bactérias e outros microrganismos que atacam, principalmente, em épocas de clima mais seco.

Uma solução prática para combater esses agentes nocivos, além da limpeza, é a manutenção de plantas ou até mesmo hortas em casa. Elas funcionam como um filtro que absorvem poluentes. Portanto, quanto mais verde em casa, melhor!

Desligue as coisas quando houver chuvas fortes

Sempre que surgir um sinal de chuva forte, você já precisa estar atento para desligar a luz, equipamentos elétricos e eletrônicos. Isso evita que as suas coisas se queimem com as descargas elétricas! Mas alguns outros cuidados também precisam ser tomados.

Também é bom deixar seus móveis e eletrodomésticos sempre fora do alcance da água, fechar os registros (de água e gás) e ter sempre pilhas e lanternas em condições de uso em casa. Prefira as lanternas em vez de velas, lamparinas e similares, pois elas podem causar acidentes.

Tome alguns cuidados quando for viajar

Alguns cuidados importantes devem ser tomados até mesmo quando você não está em casa. Não comente que vai ficar fora o dia todo ou que vai viajar com estranhos, por exemplo. Pode ser um chamariz para furtos!

Quando for necessário, comunique à um vizinho do bairro ou parente de confiança e combine com ele visitas frequentes para saber se está tudo bem com a sua casa. Isso também demonstra que há circulação de pessoas no local e a casa não está vazia.

Se for ficar fora por um período mais longo, opte por suspender a entrega de correspondências, pois quando acumuladas na caixa de correios, pode dar sinal de que não há ninguém na residência.

Evite também deixar dinheiro e joias em casa, para não ter surpresas indesejáveis no caso de sua casa ser invadida quando você estiver fora. Guarde suas coisas de valor em cofres ou até mesmo em um banco, pois é muito mais seguro.

Mantenha a cozinha sempre limpa

A cozinha, assim como o banheiro, é um ambiente muito utilizado na casa e requer bastante cuidado e limpeza. Portanto, limpe periodicamente os azulejos, a pia e os armários (principalmente os que armazenam alimentos).

Com relação aos alimentos, lave sempre as mãos para prepará-los, a fim de evitar contaminação. Muitas pessoas gostam de usar luvas de limpeza, mas é importante também trocá-las com certa frequência.

Evite deixar água acumulada

Todo o cuidado com essa questão é pouco! Hoje, muito mais do que um cuidado, evitar água acumulada em casa é um dever de todos. O Aedes aegypti tem causado muito estrago por aí e todos precisamos nos conscientizar.

Como sua reprodução acontece em água limpa e parada, algumas medidas precisam ser tomadas sempre:

Deixar tonéis e caixas d’água tampadas;

Fazer a limpeza constante das calhas;

Não deixar garrafas vazias com o bocal virado para cima, a fim de evitar o acúmulo de água;

Manter as lixeiras fechadas;

Fazer a limpeza dos ralos e colocar uma tela de proteção;

Preencher com areia os pratinhos de vasos de plantas e fazer a limpeza semanalmente;

Limpar os potes de água dos animais de estimação com escova e produtos adequados;

Retirar a água que pode acumular atrás da máquina de lavar roupa e na bandeja atrás da geladeira.

Não deixe roupas sujas no banheiro

Deixar o cesto de roupas sujas no banheiro pode ser um grande problema mesmo que esteja bem fechado. As roupas no banheiro podem acumular umidade e fungos, bem como bactérias se ficarem por lá por alguns dias. Roupas íntimas, principalmente! É bom lavar tudo o quanto antes e não deixar acumular.

Guarde bem os produtos químicos e de limpeza

Outro cuidado importante para termos em casa é saber guardar adequadamente os produtos de limpeza e químicos. É recomendado que esses materiais químicos fiquem em local seco, arejado e bem longe do alcance de bebês, crianças ou animais. Evite também fazer essa armazenagem perto de alimentos. A mesma regra ainda vale para medicamentos!

Tenha cuidado com a lavagem de roupas

Quando for lavar roupa, separe a pilha de roupa suja em três partes: roupas claras ou brancas, coloridas e roupas que mancham. Lave-as separadamente! É importante fazer isso para evitar que peças claras manchem ou roupas mais escuras se encham de pelos, por exemplo.

Se a roupa for nova, é bom lavá-la até mesmo separadamente na primeira vez, para testar se ela solta tinta ou não. Também é importante ressaltar que é bom ter um lugar em casa para secar tudo à sombra.

Cuidados com a casa são essenciais para vivermos bem e como foi possível perceber, não tem nada de difícil. É possível manter a casa limpa, bem cuidada, longe de perigos e sempre confortável, não é mesmo? Compartilhe essas dicas nas redes sociais e auxilie outras pessoas!

Fonte: Precon